19/10/2006

Qual a melhor pergunta?

PS- "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

CDS/PP - "Concorda com a liberalização do aborto, se realizado, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

5 comentários:

Tânia Magalhães disse...

Voto na primeira.

PAULO SANTOS disse...

Voto na segunda.

Desnorteada disse...

na primeira, claro!

Obseervador disse...

"Concorda com a liberalização do aborto, se realizado, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

Esta segunda formulação é capaz de ser melhor .

A primeira pergunta é mais asséptica.

A primeira pergunta ,aquela em que se fala de interrupção voluntária da gravidez, lembra-me uma outra:
Concorda com a interrupção da vida de reus considerados culpados em julgamento realizado por autoridade judicial competente?

Isto é : Em vez de se perguntar se se concorda ou não com a pena de morte..., fala-se em interrupção da vida desde que.....

Essa forma de perguntar é mais asséptica- choca menos.
Passa melhor.

O Hitler interrompeu a vida de muita gente.

Ana disse...

Isto de lançar a votação e de não exprimir a opinião vai acabar...
Pois eu só posso ser mais uma ajuda para que vingue a 1ª opção, porque o contrário significa para mim continuar a incentivar o aborto clandestino e com isso arrastar problemas clínicos para mulheres vítimas de práticas menos sadias. É claro que quem pode escolher uma boa clínica não figura nos piores exemplos...

Comparar o aborto com as mortes que Hitler provocou é no mínimo abominável... Um feto mão tem a mesma consciência que um judeu num campo de concentração. Um feto nunca é vítima de um regime ditatorial.