29/09/2009

Angola: da confusão ao paraíso*


Vista aérea da Restinga (Lobito)

Há quem diga que o melhor de Lisboa é a auto-estrada que dá para o Norte... eu acho que o melhor de Luanda é a estrada que segue para Sul! À boleia do «jiminho» mais lindo de África (é easy habituarmo-nos à frota automóvel de Angola...), rasguei das paisagens mais lindas que alguma vez vi: ora me senti nos bastidores do Jurassik Park, só que sem dinossauros, ora no Indiana Jones, quando atravessei o rio Cubal. Sim, já sabem que não me queixo de passear, por isso, nem as lombas do kwanza me fizeram enjoar ;)

Chegados ao destino, e ultrapassado o caos da entrada do Lobito, que significa musseque, lixo, cheiro nauseabundo (...), a entrada na Restinga faz adivinhar novo paraíso, este com mar de um lado e baía do outro, daqueles cenários próprios de cartão postal. Mas por que é que não trazem turistas de fora para aqui? Mas por que é que não investem na promoção deste paraíso? Nem vale a pena teimar...

Do Lobito a Benguela faz-se num tirinho e a organização das ruas direitinhas e arranjadas continua a agradar. Aqui a surpresa foi a Caotinha, outro cartão postal só para quem conhece...

Fosse eu boa fotógrafa e tivesse eu uma boa máquina, deixava-vos imagens dos paraísos que por agora ficam gravados na minha memória. Se vos resta de consolo, tão cedo não devo ter férias ;)

*o mesmo será dizer de Luanda para o resto do país...

4 comentários:

Tânia Magalhães disse...

Continua a aproveitar ao MÁXIMO!!!!!!!!

Pai disse...

Eu digo o mesmo, mas... quando chegas?

Sofia disse...

Xi parece que o pai já está cheio de saudades..... hummm mas cheira-me que a mana tambem!

Fico feliz por saber que já estás a gostar mais. E quando voltares dá noticias.

Beijos, agora da prima!

Ana disse...

O melhor das férias é sempre para o final, não é?
Ontem o destino levou-me à Barra do Dande, outro paraíso angolano, com uma vila de pescadores muito simpática e um peixe fresco delicioso. Babem-se: comprei lagosta fresquinha e depois de alguma luta na cozinha resultou num arroz de lagosta delicioso.