22/07/2008

Viagens a convite de...


No mundo imperfeito em que vivemos, os jornalistas têm de viajar nos aviões fretados pela presidência ou pelo governo, as fotos também vêm de agências de comunicação, os press releases e as fontes organizadas são um ponto de partida para uma parte substancial das notícias e as prendas endereçadas aos jornalistas quase nunca são recusadas pelo também quarto do poder.

Se não há mundos perfeitos (nem na comunicação social nem em qualquer outro sector profissional), então adaptemo-nos às circunstâncias e façamos o melhor trabalho possível, certo?
Durante os 4 anos em que estive "do lado de lá", apenas tive uma "viagem a convite de..." Lá fui eu até Tenerife, num fim-de-semana de três dias, sem entender bem o interesse da notícia que tinha para escrever mas entusiasmada porque nunca tinha estado em Tenerife... Cheguei já com menos dúvidas sobre o que escrever (ainda que festivais gastronómicos não sejam a minha especialidade) e eticamente acho que até me portei bem!

Sem comentários: